Código do Curso: 400

Público Alvo:
O curso é destinado aos candidatos que pretendem se preparar para o Exame de suficiência da área contábil previsto para 25 de março de 2012


Carga Horária: 16 horas

Conteúdo Programático:
a) Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade de custos: conceito de gastos, custos, despesas e investimento. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.
b) Classificação e nomenclatura dos custos: custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos, custos controláveis e não controláveis. Custos primários e custos de transformação.
c) Controle, registro contábil, apuração e alocação de custos: Custos dos produtos em elaboração e serviços em andamento, custo dos produtos acabados, equivalentes de produção e custos conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos co-produtos.
Custos com mão de obra direta e indireta. Custos com materiais diretos e indiretos. Custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização. Centros de custos. Custo dos produtos vendidos e dos serviços prestados.
d) Métodos de custeamento: Custeio por absorção, custeio variável, custeio baseado em atividades (ABC) e custeio pleno (RKW).
e) Sistemas de acumulação de custos: acumulação de custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo por produto, custo por processo e custo por atividade.
f) Apuração de custos para controle: Custos reais (históricos), estimados e projetados. Custo padrão. Componentes do custo padrão (padrões físicos e padrões financeiros).