Código do Curso: 11076

Público Alvo:
Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com a Gestão da Empresa Contábil. Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou assessores e consultores em Recursos Humanos. Demais profissionais e estudantes interessados e


Carga Horária: 16 horas

Conteúdo Programático:

Publico Alvo Detalhado:

- Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com a Gestão da Empresa Contábil.
- Profissionais que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de implantação e operacionalização do Compliance nas Empresas Contábeis.
- Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou assessores e consultores em Recursos Humanos interessados em melhorar suas habilidades atuais.
- Todos aqueles que ocupem ou que virão a ocupar cargos de Gestor em áreas internas de Empresas Contábeis interessados em fortalecer seus conhecimentos visando o exercício eficaz de suas funções gerenciais.
- Demais profissionais e estudantes interessados em desenvolver seus conhecimentos profissionais.

I - CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS GERAIS:

1. O que é compliance: conceitos, características, aplicações, benefícios.
2. Visão sistêmica da gestão de Empresas Contábeis.
2.1. Políticas internas: o que são, como e por que formaliza-las.
2.2. Processos estratégicos, operacionais e administrativos de uma Empresa Contábil.
3. Instrumentos de integração e formalização de processos: procedimentos normativos, formulários padrões.

II - LEGISLAÇÃO APLICADA À GESTÃO DAS EMPRESAS CONTÁBEIS E DO RH EM PARTICULAR:

1. Empresa: Código Civil, Código Ética, Código Defesa Consumidor, Lei 12.683/12, Lei 12.846/13, LGPD etc.
2. RH: A CFB, a CLT, as CCT, os ACT, Leis Federais que impactam na Gestão de Pessoas em Geral, o eSocial e suas exigências nos processos de Folha de Pagamento e Segurança em Medicina do Trabalho.

III - AÇÕES DE GESTÃO E COMPLIANCE PARA PROTEÇÃO DA EMPRESA CONTÁBIL QUANTO A ERROS / FALHAS / OMISSÕES E OUTRAS SITUAÇÕES QUE POSSAM COMPREMETER SUA IMAGEM E SEUS RESULTADOS:

1. A estrutura organizacional.
2. As políticas internas (comercial, atendimento ao cliente, RH, segurança e proteção de dados etc)
2. O regulamento interno.
3. O código de ética ou de conduta.
4. A comunicação com o quadro de pessoal.
5. Canais de denúncia.
6. A importância dos protocolos.
7. O treinamento dos gestores e do quadro de pessoal.
8. O plano de cargo e salários.
9. Indicadores de Gestão.
10. Pesquisas de satisfação.

IV - ENTENDENDO O QUE REVELAM:

1. Os indicadores de gestão..
2. A análise das demandas trabalhistas.
3. As reclamações e/ou perdas de clientes.
4. Os acidentes do trabalho.
5. Os atestados médicos.
6. Outras revelações da cultura e do ambiente organizacional

V - COMO PREPARAR A EMPRESA CONTÁBIL PARA AUDITORIA DE COMPLIANCE:

1. Investigações periódicas: amostragens seletivas
2. Comprovantes e evidências: registros de atos e fatos.
3. Organização dos arquivos: virtual e real.

VI - FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA MANTER A EMPRESA CONTÁBIL EM SITUAÇÃO DE COMPLIANCE:

1. Papel da diretoria / alta direção.
2. Papel dos gestores das áreas operacionais.
3. Papel da área de RH: gestor e colaboradores.

Metodologia:

- O programa é apresentado de forma dinâmica, entremeando aspectos conceituais e teóricos com atividades, individuais ou em grupos.
- Os participantes são constantemente convidados a se manifestarem e exporem suas experiências e/ou visões pessoais sobre o assunto.
- Frequentemente, para os assuntos de caráter prático, são simuladas situações reais vivenciadas pelos participantes em suas atividades diárias.
- Quando pertinente utilizamos filmes educacionais de curta-duração para ilustrar e consolidar conceitos e experiências empresariais.

Motivação:

1. Por que o assunto Compliance merece atenção relevante e sua implantação nas empresas o torna uma ferramenta que contribui para a melhoria dos controles e dos resultados das empresas.
2.O programa apresentado é aderente ao PQEC na medida em que visa à capacitação dos participantes na melhoria da gestão de suas empresas, objetivando obter maior comprometimento, melhor qualidade e o aprimoramento contínuo dos processos internos.
3.Por que oferece as orientações e as ferramentas básicas de Compliance para as Empresas Contábeis cumprir as leis que afetam seus processos de gestão, operacionais e estratégicos; pois, estar em conformidade com a