Código do Curso: 11078

Público Alvo:
Executivos e gestores, Profissionais que atuam na área contábil, Profissionais de outras áreas e estudantes de contabilidade.


Carga Horária: 16 horas

Conteúdo Programático:

Publico Alvo detalhado:

- Executivos e gestores que que desejam ampliar seu entendimento do papel de gestor nas Empresas Contábeis e como este papel pode ser desempenhado com mais agilidade, mais eficácia e menor custo obtendo, assim, melhores resultados.
- Profissionais que atuam na área contábil e desejam obter novas competências e desenvolver novas habilidades para gerenciar e executar os processos internos de trabalho, de forma mais eficiente e eficaz.
- Profissionais de outras áreas e estudantes de contabilidade que desejam conhecer novas técnicas e metodologias de trabalho que estão transformando a Empresa Contábil numa empresa ágil e alinhada às novas demandas do mercado.

Conteúdo Programático:

1. O mundo VUCA e novo ambiente empresarial.
2. Os novos desafios das Empresas Contábeis:
- Comportamental
- Velocidade
- Comunicação
- Tecnologia
3. As Empresas Contábeis hoje: perfil e características
4. Os processos internos de trabalho nas Empresas Contábeis: administrativos, operacionais e estratégicos
5. Vencendo os desafios com o método ágil
6. O manifesto ágil seus princípios e o RH
7. Novos desafios exigem novas ferramentas:
- Scrum, squads, sprints: modelos de gestão de equipes e acelerar projetos.
- Kanban como ferramenta de acompanhamento e controle de tarefas.
- O método 5s: uma forma de organizar o local de trabalho.
- O Kaizen na construção de fluxos otimizados.
- O Lean no apoio à redução de desperdício e geração de valor.
- Gestão a vista como forma de divulgar e socializar resultados.
8. A gestão da mudança: da Empresa Contábil tradicional para a Empresa Contábil ágil
9. Projetando o novo papel do RH nas novas Empresas Contábeis
10. Barreiras à implantação da Empresa Contábil ágil
11. Papel dos protagonistas da mudança:
- Alta direção
- Executivos e gestores das áreas de produção e de apoio.
- Perfil dos novos profissionais para as Empresas Contábeis ágeis.
12. Fatores críticos de sucesso na implantação da Empresa Contábil ágill
13. Atividades práticas: a minha Empresa Contábil ágil
- Organizações exponenciais, Salim Ismail e all. Alta books.
- Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, Jeff Sutherland e J.J. Sutherland, coautor do Scrum, sextante editora.
- Scrum essencial - um guia prático para o mais popular processo ágil. Kenneth s. Rubin. Alta books.
- Scrum e métodos ágeis: um guia prático, Luiz Duarte. E-book kindle. Amazon. Editora: Luiztools.
- Lean office ? gerenciamento do fluxo de valor para áreas administrativas. Don Tapping, Tom Shuker. Editora Hemus.
- E-book rh agil.pdf. J P Coutinho. Www.jpcoutinho.com.br disponível em https://mailchi.mp/caroli.org/rhagil
- Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções. John P. Kotter. Editora campus.
- OKRs: da missão às métricas. Francisco s. Homem de mello. Editora Startup Qulture rocks.

Metodologia:

- O programa é apresentado de forma dinâmica, entremeando aspectos conceituais e teóricos com atividades, individuais ou em grupos.
- Os participantes são constantemente convidados a se manifestarem e exporem suas experiências e/ou visões pessoais sobre o assunto.
- Frequentemente, para os assuntos de caráter prático, são simuladas situações reais vivenciadas pelos participantes em suas atividades diárias.
- Quando pertinente utilizamos filmes educacionais de curta-duração para ilustrar e consolidar conceitos e experiências empresariais.

Motivação:

1. O curso irá fornecer aos proprietários e gestores das empresas contábeis instrumentos de gestão que os ajudarão a melhorar sua qualidade e eficácia no processo gerencial praticado com foco em resultados.
2. Conhecendo os instrumentos modernos de gestão os participantes atuarão voltados para obtenção de melhor qualidade e produtividade atuando com foco em resultados advindos dos processos de melhoria na estrutura organizacional, na alocação e na gestão dos seus recursos humanos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
3. Os participantes com o conhecimento adquirido no curso poderão promover as adequações em su