Código do Curso: 11305

Público Alvo:
Empreendedores, profissionais da área contábil, estudantes de administração e demais interessados em adquirir conhecimentos sobre os procedimentos legais para abertura e regularização de empresas


Carga Horária: 12 horas

Conteúdo Programático:
Conteúdo Programático:

1° Pilar: Gestão Estratégica e o Papel da Liderança em Escritórios Contábeis

1. Gestão Estratégica:
Conceito de visão e planejamento estratégico;
Conceito de objetivos, metas e indicadores;
Definição e acompanhamento de budget (orçamento/previsto) versus backlog (realizado) e gestão de recursos corporativos;
Gestão por processos e resultados.

2. Transição à Liderança
A grande orquestra: De músico ou musicista à regência;
Normas, políticas e código de conduta empresarial;
Liderança mediadora das equipes e redes colaborativas entre as áreas;
Relacionamento com clientes, pares e fornecedores (stakeholders).

3. Habilidades e Ferramentas de Gestão
Gestão de equipes;
Planejamento, produtividade e monitoramento das operações;
Ferramentas de análise estratégica (PDCA, SWOT e 5W2H), follow up (acompanhamento de resultados diários), relatórios, dashboards e indicadores de desempenho;
Análise e apresentação de resultados em reuniões estratégicas.

2° Pilar:Formação da Liderança e Gestão de Equipes em Escritórios Contábeis

1. Autoconhecimento e Liderança
Mapeamento dos perfis/estilos de lideranças e testes de autoconhecimento (Teste Avaliação da Preferência Cerebral);
Diferenciação entre chefiar e liderar;
Liderança facilitadora;
Habilidades do líder;
Valores e ética na liderança.

2. Gestão com pessoas
Pessoas: Diversidade e Respeito;
Desenvolvimento de Pessoas;
Gestão de Equipes e Talentos;
Equipes diferenciadas;
Equipes multidisciplinares;
Equipes intergeraicionais;
Avaliação de Desempenho e Feedback.

3. Ferramentas
Pipeline de Liderança;
Gestão do Tempo.

3 - Pilar: Gestão de Operações Técnicas e o Papel da Liderança Contábil - Áreas Contábil, Fiscal e Departamento Pessoal

· Gestão e Estratégia Operacional
· Missão, visão e valores;
· Planejamento, objetivos, metas e indicadores;
· Inteligência do Negócio - BI (Business Intelligence);
· Gestão de Indicadores Estratégicos - BSC (Balanced Scorecard).
· Gestão das operações contábeis, fiscal e pessoal (DP Departamento Pessoal) com foco no planejamento, elaboração de cronogramas, definições de objetivos, mapeamento das atividades, instruções e procedimentos, análise e monitoramento de indicadores aplicados ao BI (Business Intelligence) na operação.
· Liderança responsável e as práticas trabalhistas indevidas
· Conceito e legislação: responsabilidade civil, leis e decretos vigentes no Brasil, discriminação no trabalho (racismo, homofobia, crime de religião, gordofobia e xenofobia), assédio moral e sexual.