Código do Curso: 11344
Público Alvo:
Gestores, líderes e profissionais responsáveis pela gestão de mudanças organizacionais, recursos humanos e outras áreas relacionadas que desejam entender e implementar mudanças de forma eficaz.
Carga Horária: 6 horas
Conteúdo Programático:
Conteúdo Programático
1. Introdução
? O papel da mudança organizacional
? Principais motivos que geram mudanças nas organizações
? Tipos de mudanças organizacionais
? Os 5 estágios do processo de mudança
2. Planejando a Mudança ? Identificação do objetivo da mudança
? Conceito de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças
? Orientações para preenchimento da ferramenta SWOT
? Checklist da etapa de planejamento
? Modelo de mudança em 3 fases propostas por Kurt Lewin
? Pessoas e processos na gestão da mudança organizacional
? Os 8 passos para mudanças bem-sucedidas segundo John Kotter
3. Liderança na Mudança ? O papel do líder nas intervenções durante o processo
? Conceitos de liderança Top-Down e Bottom-Up na gestão de mudanças
4. Resistência à Mudança
? Por que o ser humano resiste à mudança
? Aspectos emocionais da resistência
? Reações emocionais durante a mudança
? Processo emocional da negação até a aceitação
? Compreensão dos estágios de negação e raiva
? Entendimento da barganha e da depressão na mudança
? O que significa aceitar a mudança
? Atitudes esperadas durante o estágio de aceitação
? Técnicas para lidar com resistências
? Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal durante a mudança
5. Ferramentas de Gestão da Mudança ? Etapas do modelo ADKAR: conscientização, desejo, conhecimento, habilidade e reforço
? Perguntas-chave para aplicação prática do modelo ADKAR
? As três fases principais do modelo de transição de William Bridges
? Ferramentas para lidar com cada fase da transição
? O que é Reframing e sua aplicabilidade em gestão da mudança
? Exemplos práticos de como usar o Reframing durante o processo de mudança